| OS MOLHOS DE BELINHO |
| Os "molhinhos" de Belinho |
| Eram o pão nosso de cada dia |
| De tantos lares sem fartura |
| Que só dos "molhinhos" viviam. |
| Vezes sem conta logo cedinho |
| Ainda o sol não resplandecia |
| Là se partia para aquela vida dura |
| Enquanto os mais novos dormiam. |
| Foi assim com muitos pais da aldeia |
| Por vezes debaixo de tempestades |
| Com as chuvas frias e torrenciais |
| Nos sombrios dias de Inverno. |
| Á noite aquecidos á luz da candeia |
| Casas pobres sem comodidades |
| Como foi duro para certos pais |
| Para dar aos seus filhos o pão terno. |
| Chegava a hora para ir á feira |
| Là íam trocar os ditos "molhinhos" |
| Por duas péças de vintém |
| Certas marés nem se vendia. |
| Anciosos por retornar á lareira |
| Para reencontrar seus filhinhos |
| Choravam muito as nossas mães |
| Com o pouco que da feira se trazia. |
| Os molhinhos trocados por pão |
| Do dinheiro de quem vinha comprar |
| Levando as couves para seu proveito |
| Eram estas as maneiras de viver. |
| Os tais "molhinhos" foram iducação |
| De tantos pobres a trabalhar |
| Com coragem e esperança no seu peito |
| Na humildade a certeza de saber sofrer. |
| Quem não conheceu os molhinhos ? |
| Aquele modo de ganhar o pão |
| Os "molhinhos" vendidos nas feiras |
| Era um produto de Belinho ! |
| Quem conheceu os "molhinhos" |
| Sabe bem porque razão |
| Se faziam essas sementeiras |
| Com muito trabalho e carinho. |
| Esses simples "molhinhos" |
| Eram semeados em cantinhos |
| Aos quais chamávamos tabuleiros. |
| Era a faina do nosso dia a dia |
| Tudo se fazia com alegria |
| Como verdadeiros jornaleiros. |
| Essas searas dos molhinhos |
| Eram tantas vezes regadas |
| Para serem lindas e apetitosas ! |
| Até a regar se cantava |
| Enquanto a àgua se buscava |
| Ao fundo dos poços com escada. |
| Ai "molhinhos" meus "molhinhos" |
| Às vezes tão mal vendidos |
| Depois de tanto trabalho ter ! |
| Por caminhos descalçadinhos |
| Ficavam os pézinhos feridos |
| Quando a pressa nos fazia correr ! |
| Os semeadores de "molhinhos" |
| Transformavam-se em feirantes |
| Fazendo longos caminhos. |
| Foi assim tantos tempos antes |
| A vida dos jà hoje vélhinhos |
| Seus exemplos; foram importantes ! |
| È teu o Monte da Guia |
| Altar da Virgem Maria |
| Um dos mais belos do Minho. |
| Esquecêr-te nunca mais |
| Foste o solar de meus pais |
| Que sorte seres minha; Belinho ! |
Escrever o que sinto e deixar o meu coração se exprimir através da minha simples veia poética!
sexta-feira, 1 de janeiro de 2010
OS MOLHINHOS
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário