segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

B E L I N H O

BELINHO DO PASSADO

Que pensariam os nossos governantes se um dia alguém lhe proposésse de repor a nossa aldeia atraente e natural como fora ela, outrora ! Certo que ninguém pensa nisso nem nunca mais serà possìvel ! Simplesmente se começo desta maneira, é mais para recordar as diferenças entre o presente e o passado que felizmente eu conheci.
Os campos com as suas sementeiras floridas a perder de vista. Milheirais em flor em toda a largura. Os caminhos sempre pejados de pessoas que se cruzavam nas ìdas e vindas de suas lides nos campos ou das pedreiras ! Havia muita peniblidade nos trabalhos dos campos e nas pedreiras, mas havia mais espìrito de convialidade do que hoje. Nos campos da freguesia em certas alturas mais pareciam romarias populares, quando se ouviam cantares que o povo fazia entoar, de Norte a Sul na época das sachadas ou das ceifas. Não se ouviam o barulho dos motores nem dos tratores, mas sim o chiar dos carros de bois, o chocalhar dos engenhos de rega e o bater dos picos nos nossos montes. Tudo era natural, tudo era uma sò faina um sò povo, para ganhar o pão de cada dia! Havia sempre um momento quando se cruzavam para se saudarem ou propor um serviço gratuito. Precisava um hoje do vizinho, amanhã era este que vinha pedir ajuda ! Como era lindo ver as pessoas a acenar de longe para se saudarem. Hoje mesmo passando a centìmetros não hà coragem para dar bom dia, quanto mais para se inquietar com o amigo que passa ao lado !
Não existiam os horàrios fixos, cada um era desde o amanhecer ao sol pôr. Mas havia tempo para se ir a qualquer lado e mais das vezes a pé. Hoje toda a gente anda a correr e tem automòveis e o tempo nunca chega ! Falta sempre tempo para a familia, para a saùde e para o amigo. Toda a gente parece correr para a morte, o que por vezes nos parece dàr essa impressão! Dizem uns não era o mesmo mundo, dizem outros os tempos mudaram-se outros ainda : agora é que é lindo ! Sim temos que viver com o mundo que temos e adaptar-nos às suas maneiras. Mas havia boas maneiras do passado, que poderiam bem ser utilizadas no mundo de hoje . Hoje sim um mundo de encantar mas muito menos humilde e caridoso.

Foi-se embora o mundo velho
Que tantas belas vidas levou
Com tanta doutrina e tanta moral.
Alguns são ainda o nosso memorial
Que tentamos fazer de espelho
Ao mundo novo que se formou !
Vale sempre dar um bom conselho
Que a ninguém é dado por mal.

Antònio G.M.Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário